domingo, 11 de dezembro de 2011

Nos 100 anos de Mahfouz


«Eis as pirâmides que ao longe se perfilam minúsculas e aos pés das quais, em breve, estarás como alguma formiga junto do tronco de uma árvore majestosa.
- Vamos visitar o túmulo do nosso primeiro antepassado!
- Para ler a Al-Fatiha em caracteres hieroglíficos - acrescentou Kamal, rindo.
- Uma nação que só deixou aos seus descendentes túmulos e cadáveres! - replicou Hussein, gracejando. Depois, apontando para as pirâmides: - Olha que trabalho deitado ao ar...
- Isto é que é a eternidade!... - exclamou Kamal com arrebatamento»



In «O Palácio do Desejo»

5 comentários:

  1. Reza um provérbio árabe: "O tempo resiste a tudo, mas as pirâmides resistem ao tempo." Tendo em conta que é a única das 7 Maravilhas do Mundo Antigo que sobra, acho que o provérbio é bem acertado: obras para a eternidade!

    ResponderEliminar
  2. Caro escriba Fernando, pois há um outro provérbio árabe que diz mais ou menos o mesmo: «O Homem teme o tempo e o tempo teme as pirâmides»...o que eu queria lembrar era o centenário do nascimento de Naguib Mahfouz, prémio Nobel da literatura, que no Domingo faria 100 anos, o excerto que escolhi para o efeito constitui uma das únicas referências ao Egipto faraónico na trilogia do Cairo.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Teresa pelo provérbio, não o conhecia e obrigado também pela informação a respeito deste prémio Nobel da Literatura que também não era do meu conhecimento!

    ResponderEliminar
  4. No sábado, dia 17 de Dezembro, pelas 15 horas, terá lugar no Museu Nacional de Arqueologia uma sessão evocativa da vida e da obra deste grande escritor egípcio contemporâneo, numa organização da Associação Cultural de Amizade Portugal-Egipto, com o apoio do Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arqueologia e do Núcleo de Cultura e Estudos Orientais.

    Lá estaremos todos os admiradores de Naguib Mahfouz no Salão Nobre do Museu Nacional de Arqueologia, numa sessão conduzida pela Mestre Alexandra Diez de Oliveira, membro da direcção da ACAPE, com intervenções de leituras de diversos colaboradores, rematando com um festivo lanche natalício.

    Os diligentes escribas do blogue «Faraó e Companhia» estão desde já todos convidados, bem como os seguidores, leitores e admiradores do blogue - até porque muitos são também membros das organizações mencionadas que participam nesta jornada cultural.

    ResponderEliminar