sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Para tirar mais partido do nosso "Blog"

Aqui o "Faraó e Companhia" tem a suspeita que uma parte dos nossos amigos visitantes deste nosso espaço, se esquecem muitas vezes de visitar os comentários que estão anexos a cada tema que temos postado. Normalmente aí é acrescentada mais informação, se respondem a perguntas deixadas em aberto ou até se levantam novas questões.
Habituem-se a vê-los regularmente e afoitem-se a também colocar os vossos. 
Se os vossos comentários não ficarem logo visíveis,  não desesperem. Aguardem que um dos nossos moderadores o aceite  para ficar disponível no "blog". É apenas uma questão de segurança.


Levando a ideia à prática...
O que é o objeto que vos deixo na imagem aqui presente?  Ele está no "Metropolitan Museum of Art".

Os comentários agradecem-se.
As falhas, como sempre, são presenteadas com chibatadas e os acertos com cones de perfume, mas descansem que ambos são apenas virtuais.

4 comentários:

  1. É um jogo de senet ou senat, se não me engano. Ao que parece é um dos mais antigos jogos de tabuleiros do Mundo, remontando à época das primeiras dinastias. Denominado "o jogo da passagem", ilustra mais uma vez a simbologia religiosa da viagem no mundo dos mortos, funcionando com uma espécie de talismã da sorte e da protecção dos deuses.

    ResponderEliminar
  2. É o que faço, vejo os comentários com as devidas respostas. :)
    Eu que pouco conheço do assunto, também julgo que seja senet, "o jogo da passagem". Já li alguns textos sobre o tema e vi imagens do mesmo. Resta saber se terei direito a um cone de perfume ou uma chibatada virtual (?)... :)

    Cumpts,
    Ana Catarino.

    ResponderEliminar
  3. Trata-se de facto do senet, um jogo cujas regras ainda não se conhecem ao certo, e que era jogado num tabuleiro com trinta casas onde se movimentavam os peões - parecidos com um peão de jogo que existe na coleção egípcia do Museu Nacional de Arqueologia.

    ResponderEliminar
  4. O Fernando Azul acabou de ganhar um odorífero cone de perfume virtual pela sua resposta acertada... ;-)

    ResponderEliminar