quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Humm, que rico banquete!

Se calhar o regime alimentar dos antigos egípcios era mais saudável em certos aspectos do que o atual: como podem ver, há um pouco de tudo, desde frutas a pão, de peixe a aves. Eles tinham uma alimentação muito completa. Havia uma considerável porção de vegetais e legumes, o que estaria de acordo com as recomendações dos nutricionistas modernos para um regime alimentar salutar! Sem contar com as bebidas, sobretudo cerveja, a qual era bastante nutritiva e menos alcoólica do que as presentes e, se calhar, bem melhor para consumir.

Portanto, talvez devessemos seguir a antiga alimentação egípcia nos seus termos gerais, reduzindo, deste modo, os riscos de obesidade, doenças cardíaco-vasculares e outras tantas que hoje assolam as sociedades ocidentais.

3 comentários:

  1. De facto a bonita imagem aqui retratada mostra que estas oferendas provavelmente destinadas a um faraó ou a um deus de algum templo, era digna de uma mercearia "gourmet".
    Na minha opinião, não estaria conforme as atuais normas da boa alimentação por haver excesso de proteínas animais.
    O que se sabe é que apenas uma minoria da população do Antigo Egito poderia sequer sonhar com estas iguarias. A grande maioria teria de se contentar mais modestamente com pão, alguns frutos, legumes, leite, mel, algum peixe do Nilo e a imprescindível cerveja.

    ResponderEliminar
  2. Tens razão, se calhar teria excesso de proteínas animais! Mas como a maioria da população era camponesa e a sua alimentação era à base de pão, cerveja, frutas e legumes, peixe e mel, diz-me lá se este não será o regime alimentar que os médicos e os nutricionistas modernos recomendam quando as pessoas têm maus hábitos alimentares? ehehe

    ResponderEliminar
  3. A bela imagem aqui postada foi pintada nas paredes do túmulo de um funcionário em Lucsor Ocidental, para que o ditoso defunto estivesse abastecido de boas vitualhas para o banquete eterno.

    O que eles (e elas) queriam no outro mundo era comer bem e beber melhor, como de resto bem exprime o capítulo 110 do «Livro dos Mortos»:

    «Aqui como e bebo, aqui trabalho e aqui ceifo, aqui copulo e faço amor.»

    ResponderEliminar