sábado, 17 de dezembro de 2011

Quem foi Setnakht?

A estela acima exibida refere-se a um relativamente pouco conhecido faraó do Império Novo.
É o fundador da XX dinastia: Setnakht, ou seja «Vitorioso é Set». O seu curto governo sucedeu ao da rainha Tauseret, última representante da XIX dinastia, c. de 1186 a.C..

O nome deste monarca aparenta indicar a sua origem como sendo da zona do Delta Oriental, onde o deus Set era particularmente adorado. Um pouco à semelhança dos primeiros soberanos da dinastia antecedente, o novo rei do Alto e Baixo Egito poderá ter sido um militar.

O Grande Papiro Harris destaca Setnakht essencialmente como o estabilizador e restaurador do Duplo País, após os tumultos sociais e políticos no fim da XIX dinastia. As circunstâncias da sua ascensão são obscuras e o seu reinado é igualmente controverso a nível de duração - possivelmente não mais de dois anos - mas recentemente veio a descobrir-se a estela acima visualizada, da autoria de um sumo-sacerdote de Amon, Bakenkhonsu, a qual é datada do 4º ano do reinado de Setnakht, pelo que é possível que ele tenha efetivamente reinado quatro anos. Sua esposa veio a ser Tié-merenisit, mãe do último grande faraó do Império Novo, o valoroso Ramsés III.

O breve reinado de Setnakht foi demasiado curto para ele produzir grandes feitos arquitetónicos ou bélicos. Entre as suas escassas realizações artísticas, estarão algumas obras que mandou fazer ao templo de Amon em Karnak, concluídas depois por Ramsés III e outras menores em Pi-Ramsés, Elefantina, Pi-Atum e Sinai(?), para além da construção do túmulo KV11, posteriormente abandonado ao invadirem o túmulo de um faraó anterior, tendo depois usurpado o túmulo KV14, pertença da rainha Tauseret, para sua morada final.

Acima de tudo, Setnakht é conhecido pela breve estabilização do Egito após anos de conflitos internos e por ter legado ao reino das Duas Terras o seu filho Ramsés III, um rei que soube preservar, pelo menos durante mais algumas décadas, o poder faraónico, a integridade territorial e o prestígio externo do seu país.

2 comentários:

  1. Na verdade, a presença do nome do inconstante, crespo e tumultuoso Set (na altura muito venerado), na forma onomástica do fundador da XX dinastia parece indiciar que Setnakht seria um militar da zona do Delta.

    Quanto à indicação do «ano 4» do reinado de Setnakht na estela mencionada, será provavelmente o resultado da apropriação dos dois anos em que a rainha Tauseret esteve sozinha no poder (1188-1186 a. C.).

    Não era bem vista pela monarquia a presença de nomes femininos nas listas reais, por isso os letrados e iconógrafos juntaram aos anos de reinado de Setnakht (1186-1184 a. C.) os dois anos de Tauseret - que eram para esquecer...

    ResponderEliminar
  2. Excelente Post, Fernando!
    Achei curioso a escolha do deus Set no nome do faraó.
    Na zona do Delta Oriental veneravam o deus Set, pelo que provavelmente ele era proveniente desta região.
    Também existiram alguns reis hicsos da XVI dinastia e dois reis da XIX dinastia com inclusão de Set no nome (Seti I e Seti II).
    Segundo me parece, mais tarde, principalmente na Época Baixa, o deus Set foi totalmente ostracizado não se usando mais na omnomástica real.

    ResponderEliminar