sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Esfinge acéfala de Apriés


O nosso blogue tem sido enriquecido com algumas «provocações» na forma de perguntas que não deixam de ter um interpelante carácter pedagógico, por isso aqui vai mais uma, para entreter os bloguistas.

Esta estátua esfíngica de um faraó da XXVI dinastia, conhecido pelo nome grego de Apriés, encontra-se hoje em Alexandria, à entrada das catacumbas romanas de Kom al-Chugafa, cujo acesso é difícil.

Pois bem, o que diz a inscrição hieroglífica gravada na base da estátua?

4 comentários:

  1. Que pena esta esfinge ter perdido a cabeça, que seria de Apriés (XXVI dinastia, Época Baixa).
    A resposta a esta questão não é nada fácil.
    Notem que o texto se lê da direita para a esquerda (conforme com a orientação hieroglífica).
    Tive um pressentimento que a resposta estava no novíssimo livro do Professor Luís Araújo, "Os grandes faraós do Antigo Egito", e de facto é só procurar na página 215.

    ResponderEliminar
  2. Oh... Não sei ler hieroglifos, com muita pena minha (não sei ler AINDA). E também AINDA não tenho o livro (antes do final do mês estará nas minhas mãos), portanto não faço ideia o que está aí escrito... :/

    Ana Catarino

    ResponderEliminar
  3. Tens razão, Jorge, a solução está no livro, realmente. Mas mesmo a sabendo, é-me difícil ler o que lá está, faltam-me anos de prática...

    ResponderEliminar
  4. Como ninguém se afoitou a traduzir a inscrição, e com a preciosa ajuda do livro "Os grandes faraós do Antigo Egito", do Prof. Luís Araújo, aqui fica a solução:
    "O das duas senhoras, senhor de força, Hórus de Ouro que faz florescer as Duas Terras, Haaibré, filho de Ré, Uahibré, amado dos bau de Heliópolis, dotado de vida, estabilidade e prosperidade"

    ResponderEliminar