terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Quem foi ela? Decifrem o nome!


foi uma importante "Grande Esposa Real" de um dos mais famosos faraós do Império Novo. A sua relevância é atestada por inúmeras inscrições onde ela aparece ao lado do esposo e sobre o qual exerce significativa influência, a qual se estende depois para o reinado do filho, tendo morrido algures no 12º ano do reinado deste último.


Agora, quem quiser, procure saber quem foi esta rainha poderosa. Como podem ver, não dou muitas pistas, a não ser a mais óbvia e perfeitamente decifrável: o seu nome.

Boa sorte!


3 comentários:

  1. A transliteração científica do nome hieroglífico dá-nos a forma Tyy, a qual aparece transcrita em várias formas como Tiye, Tye, Tiy, Tiyê, Tyê, Tje, entre outras, consoante se trate de originais em inglês, francês ou alemão.

    No nosso país adotou-se a grafia simples de Tié, com a nossa vogal aberta é a marcar aqui, como habitualmente se faz nastes casos, a ambiguidade prosódica da forma onomástica.

    Quanto à rainha Tié e à sua forte personalidade as fontes de informação são várias e as leituras à disposição dos interessados abundam, embora seja razoável recomendar o artigo sobre a rainha no Dicionário do Antigo Egipto.

    ResponderEliminar
  2. Pois meu caro Fernando... Fui aos meus apontamentos e parece-me que já sei a resposta à seguinte operação:
    Rainha X+ faraó(esposo)Y=> filho faraó Z
    X= Rainha Tié
    Y= Amen-hotep III
    Z= Amen-hotep IV (posteriormente Akhenaton)
    6 de Dezembro de 2011 16:44

    ResponderEliminar
  3. Tudo certinho, sim senhor! Só queria que decifrasses o nome, mas estou muito satisfeito que tenha dito tudo isso e de forma tão matemática! ehehehe

    ResponderEliminar