segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Paraíso celestial!


Em Sheikh Abd el-Qurna, na margem oposta a Luxor, existe uma necrópole que é pouco conhecida do público em geral, fora dos círculos académicos: o Vale dos Nobres. Aí diversos poderosos cortesãos e funcionários régios vieram a ser sepultados, a respeitável distância dos seus divinos soberanos.

Aqui é apresentada uma pequena amostra da espetacular beleza artística do túmulo de Menna, escriba "dos campos do Senhor das Duas Terras" e "supervisor do campo de Amon", que viveu c. de 1400 a.C.. A decoração exalta a vida além da morte como uma mera continuação dos prazeres e atividades do mundo terreno, presidido pela divindade do mundo dos mortos - Osíris. Existem cenas de caça, de pesca e das atividades agrícolas quotidianas. Menna é rodeado da mulher, dos filhos, faz oferendas aos deuses, viaja pelo mundo subterrâneo, o seu coração é pesado na balança da justiça.

O túmulo atesta bem como Menna deveria ser substancialmente abastado, clássico exemplo do bem-estar e conforto dos privilegiados durante a XVIII dinastia, nos reinados de Tutmés IV e/ou Amenhotep III, época de fabulosa prosperidade, da qual teve o privilégio de usufruir.

Aos peregrinos da próxima Páscoa, a visita aos túmulos no Vale dos Nobres é um ponto no itinerário que vale a pena visitar!

3 comentários:

  1. De facto o túmulo de Menna fica em Cheikh Abd el-Gurna, embora por vezes apareça na forma Abd el-Qurna (mas não Qrna), e trata-se de um espaço deveras interessante no chamado «Vale dos Nobres» (que nem é Vale nem é de Nobres).

    Todos os anos os nossos grupos entram em três ou quatro túmulos dessa vasta área, e as entradas têm variado de ano para ano, em função do tempo para a visita e das disponibilidades que os guardas locais indicam.

    Assim, e nos últimos anos, nas nossas visitas de estudo temos tido possibilidades de entrar nos túmulos de Irinefer, Inherkhau, Sennefer, Sennedjem, Rekhmiré, entre outros - mas uma boa proposta será visitar o túmulo de Menna, um esforçado servidor de Amon.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Um lapso ortográfico da minha parte, professor. É verdade, esqueci-me da letra "u", mas foi por mero engano. Às vezes sucede...

    ResponderEliminar