quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

De quem é esta cadeira?

Aos meus colegas escribas, apresento estes simples e modestos desafios: que me identifiquem a quem pertenceu esta espécie de liteira e resumam a sua vida. O vencedor ou vencedora terá direito a um cone de perfume ou, se quiser, a uma "mosca de ouro"!

Direi apenas que pertence a uma pessoa de elevado estatuto social e que o exemplar observado é uma cópia do original presentemente no Museu do Cairo.

Como única pista efectiva, apresento-vos o nome em hieróglifos:




Boa sorte!

4 comentários:

  1. Estou mesmo convencido que a Teresa ganhou uma dessas mosquinhas. Até já deve ter reservado um espacinho no fio da "Pandora". E bem merece, pois o Fernando não brincou em serviço. A resposta não era de caras, apesar de haver lá um hieróglifo com uma. LOL

    ResponderEliminar
  2. Sim senhor, a inteligente colega escriba Teresa acertou em cheio! É realmente a rainha Hetep-herés, esposa de Seneferu e mãe de Khufu. Deixo à vencedora a iniciativa de escolher entre o cone de perfume e a mosca de ouro!

    Eu não posso brincar em serviço, Jorge, afinal de contas tenho aqui colegas brilhantes que sabem responder muito bem a estes desafios!

    ResponderEliminar
  3. Na verdade o Museu Egípcio do Cairo apresenta numa das suas salas (na área reservada ao Império Antigo) reconstituições de mobiliário da rainha Hetep-herés, mãe de Khufu, o rei construtor da Grande Pirâmide de Guiza.

    Já agora conviria lembrar que este nome feminino de Hetep-herés, típico no Império Antigo, está também parcialmente presente num objeto exposto no Museu Calouste Gulbenkian (baixo-relevo da princesa Meritités).

    ResponderEliminar