sábado, 14 de maio de 2011

A melhor altura para visitar o Egito

A localização deste país encastrado entre dois imensos desertos condiciona algum cuidado a fazer na escolha do calendário de visita.
O período de junho a agosto é desaconselhado por causa do calor extremo e do muito baixo teor de umidade, principalmente se a viagem inclui o sul, onde as temperaturas diurnas podem aproximar-se da faixa dos 45 - 50º. Quem for saudável, tenha uma boa proteção solar e carregue bastante água mineral, sobreviverá certamente, mas fica aqui o aviso.

Habitualmente considera-se como a melhor altura para viajar para este país, o período de janeiro a maio, porque aqui o clima encontra-se mais ameno, facilitando a visita dos muitos monumentos ao ar livre. Mesmo assim é habitual a presença no período de meados de março a abril, de ventos quentes e intensos soprando do deserto líbico e que duram vários dias, a que se chama Khamsin (Khanseen) e que arrasta grande quantidade de areia e poeira prejudicando bastante a visibilidade (ver fotos).

5 comentários:

  1. E lá são cinquenta dias de fúria do Zéfiro... como tão bem descreve Lawrence Durrell em «O Quarteto de Alexandria».

    ResponderEliminar
  2. Realmente não é lá muito aconselhável viajar para o Egipto em Agosto por causa do calor excessivo e em finais de Abril ou princípios de Maio por causa do khamsin - e venha o diabo e escolha (ou então Set).

    A designação de khamsin para o período de cinquenta dias dos tais ventos quentes e poeirentos está de acordo com o significado da palavra que em árabe é «cinquenta».

    Compreende-se assim que as agências de viagem costumem baixar bastante os preços para ir ao Egipto nesses períodos incómodos - mas há heróis que lá vão e aguentam.

    Aliás, tenho uma proposta: convido todo o grupo de escribas do blogue para um piquenique a ter lugar no próximo dia 2 de Agosto, ao meio-dia, mesmo junto do Obelisco Inacabado, em Assuão. Quem quer?

    ResponderEliminar
  3. E eu até já estou a adivinhar o que iremos comer:
    1ª opção: Bife de búfalo na pedra com cuscus
    2ª opção pombo na telha com lentilhas
    bebida : ceveja ou água (muita mesmo!)
    Esta refeição seria patrocinada pelo INEM e o crescente vermelho
    Inclúi ainda visita obrigatória ao serviço público de urgências de Assuão, com coktail de soros variados aonde seriam sorteadas 3 estadias de luxo nos cuidados intensivos.
    Professor! vamos pensar nisso...lol

    ResponderEliminar
  4. Oh Jorge os cuidados intensivos não sei como serão... mas o serviço público de urgências em Assuão já tive o "prazer" de experimentar e não é assim tão mau. Eu escolho o pombo na telha, lá estarei...lol

    ResponderEliminar
  5. Lá estarei, aqui vamos nós: http://youtu.be/Onz_dbuy79o (he, he, he, atenção, não sou responsável nem pelo filme nem pela música;-)))

    ResponderEliminar