sábado, 7 de maio de 2011

Nilo, um rio especial

O Nilo é um rio extraordinário, não só pela sua dimensão (o 2º maior, com 6852 Km) e caudal, mas por percorrer todo o Egito, numa extensão de cerca de 1200 Km, tendo permitido a fixação das populações na antiguidade ao longo das suas margens e permitido o desen-volvimento de uma avançada civilização ao longo de milhares de anos.
Só a partir do século XIX se descobriram as origens do Nilo, sendo constituído pela junção de três braços:
-O Nilo Azul, proveniente da Etiópia;
-O Nilo Branco originado no Lago Vitória, já ao Sul do Equador;
-O Rio Atbara também proveniente da Etiópia.
Os dois primeiros, que são os braços principais juntam-se na cidade sudanesa de Cartun.

Dada a origem de uma parte muito importante das suas águas nas áreas equatoriais, as inundações no Egito aconteciam em meados de Julho, pouco depois do reaparecimento de Sirius acima do horizonte.
Para os antigos egípcios, essas cheias, que normalmente duravam cerca de quatro meses, eram "asseguradas" pelo faraó, e pelas oferendas às divindades. Esses sedimentos férteis trazidos pelas cheias eram essenciais para permitir a sementeira e a posterior colheita agrícola.
Na antiguidade, eram contabilizadas seis cataratas, sendo a primeira em Assuão, ainda no Egito e as outras cinco em território do atual Sudão.
No século XX foram feitas duas barragens na zona de Assuão, que regularizaram definitivamente o caudal do Nilo, terminando com as cíclicas cheias e tendo criado um enorme lago artificial chamado lago Nasser.

2 comentários:

  1. Cá estou, regressado de uma inesquecível viagem ao Egipto, que incluiu um belo percurso de barco (e que barco...) por esse belo rio.

    A imagem postada pelo nosso estimado sunu Jorge é das tais que ficam na memória: o rio Nilo em Assuão, onde passeámos de feluca - uma igual às que se vêem na foto.

    Depois descemos o Nilo, parando em Kom Ombo, Edfu e Lucsor - mas também vimos o Nilo em Abu Simbel, que aí é amplo e de um azul intenso com as águas do lago Nasser.

    Se de Abu Simbel continuássemos mais para sul chegaríamos até Khartum, capital do Sudão - desde que conseguíssemos ultrapassar as tais cataratas.

    Que saudades, passados apenas quinze dias, das repousantes e milenares paisagens de Assuão (que em egípcio era Suanit), tendo em frente a ilha de Elefantina (que em egípcio era Abu).

    Ora Suanit quer dizer comércio, e Abu significa elefante, testemunhando assim o comércio de marfim que ali se fazia - e ainda mais a sul, já no Sudão, fica Khartum (que em árabe significa tromba).

    Estamos mesmo na terra dos elefantes - mas que hoje já lá não existem!

    ResponderEliminar
  2. Só uma pequena observação que me despertou os sentidos. O rio Nilo parece-me que é o mais longo do Mundo e não o 2º mais longo! Esse título pertence ao Amazonas, na América do Sul. O Amazonas supera o Nilo em relação ao caudal, que é indubitavelmente o maior do Mundo, face ao do Nilo.

    ResponderEliminar