segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

As 7 Maravilhas da Antiguidade


Escalpelizadas a partir de hoje à tarde e até 5ª Feira, sempre com início pelas 18h, no Museu Nacional de Arqueologia, e integradas nas Jornadas do Grupo de Amigos do MNA. A entrada é livre. Acima, a minha maravilha preferida (peço perdão aos faraós pela não preferência pelas pirâmides, que hoje serão objecto de dissertação do nosso Professor...).

2 comentários:

  1. Também eu tenho um certo fascínio pelo Colosso de Rodes, comungando dos gostos histórico-maravilhosos do nosso escriba cinéfilo Paulo, quanto mais não seja por um filme que vi há séculos, na minha juventude, com o mesmo título, um filme de Sergio Leone. Era então um jovem imberbe e agarrei-me à cadeira do cinema quando o violento terramoto final desse filme deitou abaixo a estátua colossal.

    Hoje, no Museu Nacional de Arqueologia, a Professora Luísa de Nazaré Ferreira fez uma excelente palestra sobre o Colosso de Rodes, que é porventura aquela de entre as Sete Maravilhas sobre a qual há mais dúvidas quanto ao aspecto que teria no seu tempo (efémero) e quanto ao local onde esteve erguida (à entrada do porto de Rodes?) – uma situação ambígua que não ocorre com as Pirâmides do Egipto, a única dessas maravilhas que ainda existe.

    A palestra terminou com a evocação de obras de banda desenhada onde o Colosso de Rodes é tema explorado para diversão. E não resisti no final da sessão a intervir para lembrar uma outra banda desenhada que não tinha sido mencionada: o álbum Astérix nos Jogos Olímpicos. Nesta animada história as várias províncias do Império Romano enviam os seus numerosos atletas de várias modalidades para a famosa competição, enquanto Rodes enviou apenas um atleta - sim, mas esse era um colosso!

    ResponderEliminar
  2. Duplo obrigado, caro Professor, pelo comentário e pelo lamiré do filme de Leone, que desconhecia e em relação ao qual fiquei curiosíssimo!

    E ainda bem que há coisas, nomes e seres que continuam mistério e longe das ciências, exactas ou não.

    ResponderEliminar