sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Cenas de um Mito


Em Edfu, no corredor interior, o mito de Hórus em wallpaper.





Foto: TMS

2 comentários:

  1. A nossa escriba Teresa lembra-nos com esta imagem que em Edfu se petrificou nos altos muros internos do templo de Hórus o velho mito da luta entre o bem e o mal, isto é, entre o deus Hórus e o deus Set, este de mau feitio, símbolo da inveja e da malvadez.

    O deus Hórus na sua barca sagrada crava uma lança em Set, que aqui mal se vê mas que aparece metamorfoseado em diminuto hipopótamo. A mensagem político-ideológica da cena reforça-se com a participação do rei (um Ptolemeu) na acção, estando presente a deusa Ísis.

    E note-se como a arte egípcia veicula as suas mensagens numa iconografia que proporciona subtis imagens de poder: o deus Hórus e o rei (que é também ele um Hórus) têm o mesmo tamanho, o que obrigou a que a barca ficasse um pouco abaixo da linha de apoio das figuras.

    É caso até para dizer que nesta evocação mítica da vitória sobre o malvado Set o rei do Egipto (à esquerda) é um Hórus que participa no combate e Hórus (à direita) é um rei, dado que exibe a coroa dupla do Alto e do Baixo Egipto - e assim fica tudo dito e esclarecido quanto à divindade hórica da realeza egípcia.

    ResponderEliminar
  2. Oii...Em parte,graças aos afrescos em túmulos,templos entre outros monumentos além de relevos gravados nas paredes dos mesmos pôde-se saber a extensão dos mitos e da vida no Egito Antigo e de fato funcionaram como documentos ou até mesmo como uma ''Bíblia''egípcia considerando os mitos,rituais,batalhas entre tantos outros episódios ali retratados,que foram resguardadas para a posteridade ...

    ResponderEliminar