segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Deus Bes

Bes

Divindade da Época Baixa e da Época Greco-Romana.
Divindade do lar. Considerado protetor em relação a todo o tipo de perigo. Também lhe era reconhecido o poder de prevenção em relação aos perigos inerentes ao parto, ao nascimento. Por este motivo ele está representado em diferentes templos e nas mammisis dos templos de Dendera, Edfu e Philae.

2 comentários:

  1. A minha Amiga Hermínia, entusiástica viajante do Egipto, evoca aqui uma das divindades mais populares do antigo Egipto sobretudo a partir de inícios do I milénio a. C.
    Um dos seus locais privilegiados de culto eram de facto os mammisi dos templos tardios, isto é, os santuários que geralmente se situavam à entrada dos templos para que lá a deusa desse à luz o jovem deus sob a protecção de Bés.
    No templo de Dendera faz parte do ritual tirar fotografias junto da bela imagem de Bés que lá está à entrada - algum dos viajantes egípcios de «Faraó e Companhia» quer inserir uma dessas fotos evocativas da nossa viagem?

    ResponderEliminar
  2. No antigo Egito, os sonhos tinham seu próprio deus, Bes.
    Os antigos egípcios acreditavam que os sonhos eram mensagens dos deuses. Estou pesquisando sobre os mistérios dos sonhos é muito interessante ,obrigada pela sua contribuição.
    Maria Rihjda.

    ResponderEliminar