A sensibilidade da minha Amiga Teresa está bem patente nesta imagem, cuja publicação se saúda, e que é um hino ao carinho maternal mas também se reveste de uma evidente carga político-ideológica: trata-se da deusa Anuket, filha do deus Khnum, a amamentar o faraó Ramsés II, aqui com a coroa azul. E note-se que o nome da deusa Anuket (venerada na região a sul de Assuão) vem da palavra anek, que significa abraçar - e não é isso que ela está a fazer? Se não me engano, a imagem é oriunda do templo de Beit el-Uali, que fica na Núbia...
Lindíssimo!!... Só falta dizeres, onde se encontra esta pintura...
ResponderEliminarA sensibilidade da minha Amiga Teresa está bem patente nesta imagem, cuja publicação se saúda, e que é um hino ao carinho maternal mas também se reveste de uma evidente carga político-ideológica: trata-se da deusa Anuket, filha do deus Khnum, a amamentar o faraó Ramsés II, aqui com a coroa azul.
ResponderEliminarE note-se que o nome da deusa Anuket (venerada na região a sul de Assuão) vem da palavra anek, que significa abraçar - e não é isso que ela está a fazer?
Se não me engano, a imagem é oriunda do templo de Beit el-Uali, que fica na Núbia...