segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Livro de capa preta


Na secção dedicada ao misterioso e ao enigmático, aquele tomo da prateleira exclusiva da colecção de capa preta da Bertrand, dos idos de 60-70, «O Vale dos Reis–A Maldição de Tutankhamon», de Otto Neubert, enchia-me as medidas pela capa atraente e pelo autêntico policial que relatava.

Mal pensava eu então que um dia iria descobrir parte desse mundo, e que, apesar de agora quase totalmente explicado e racionalmente, deu-me vontade de o reler e sacudir-lhe o pó.

2 comentários:

  1. Também cá o temos ;-). Faz parte da biblioteca egípcia cá de casa

    ResponderEliminar
  2. Ah, já nem me lembrava desse arcaico «Vale dos Reis» de Otto Neubert, um oficial da marinha meercante que gostava do Egipto, e cujo original data de 1970 (já lá vão quarenta anos!!!).

    Hoje olho para o livro (também o tenho) e verifico que o seu autor comete alguns erros crassos, um dos quais é olhar para a história do antigo Egipto com olhos greco-romanos - por isso vê escravos em todo o lado e torturas em massa que não estão documentadas em nenhum lado.

    Ele cumpriu a sua missão de suscitar interesse por uma civilização extraordinária, mas agora está ultrapassadíssimo! Nenhum aluno de História o lê para aprender, apenas para ver como no passado se olhava para o Egipto...

    Mas não resisti e também o folheei e, sensação inenarrável, reparei num texto hieroglífico que usei para aprender a escrita quando estive na Universidade do Cairo a estudar em 1984-1985 - embora não neste volume de capa preta, mas com os textos de Alan Gardiner.

    E já agora peço ao Paulo, que é tão talentoso nestas artes bloguísticas, um favor: publicar no nosso blogue o texto hieroglífico da p. 25 e a seguir o texto hierático da p. 35, que eu logo traduzo e digo o que lá está.

    ResponderEliminar