sábado, 27 de novembro de 2010

O Papiro



Naquele tempo era o papiro... E naquele tempo significa: no início do Egipto Faraónico - Época Arcaica ou Tinita...


2 comentários:

  1. A palavra papiro é de origem grega e vem da expressão egípcia «pa-per-aá», que significa «o que é do palácio», ou seja, o que é monopólio do palácio.
    Tal era a importância desse famoso suporte de escrita que estava de início apenas ligado ao palácio (per-aá - de onde derivou a nossa palavra faraó).
    Depois com o tempo é que foi objecto de grande produção e industrialização, a cargo do palácio real, dos templos e das administrações locais.
    E da palavra papiro veio a nosa palavra papel, ou paper, ou papier, ou papier...

    ResponderEliminar
  2. Depois de ter escrito um primeiro comentário é que vi com mais atenção o link aconselhado pela estimada Amiga Hermínia.
    Não está mau de todo, embora o seu autor, alguém que é um curioso apaixonado pelo antigo Egipto, tenha tido o mau gosto de apresentar uma forma hieroglífica como título, induzindo os leitores em erro.
    O que lá está não significa papiro em egípcio (que na verdade se dizia pa-per-aá), trata-se de uma brincadeira desnecessária adaptando abusivamente a prosódia da palavra portuguesa, e ainda por cima dentro de uma cartela.
    Mais uma vez convém ter cuidado com os links que sugerimos aos leitores do nosso blogue, ao qual auguro uma longa vida de divertimento mas também de ensinamento.

    ResponderEliminar