domingo, 21 de novembro de 2010

Aknaton um faraó muito diferente

Estamos no Império Novo, na XVIII dinastia. Akhenaton (anteriormente AmenhotepIV), lutou contra a hegemonia do poderoso clero de Amon de Tebas, e conseguiu durante cerca de 15 anos alterar todos os paradigmas préexistentes. Não foi só a substituição de Amon pelo disco solar Aton, mas todo um conceito de vida, bem como tremendas alterações na arte e na arquitectura. Pode-se dizer que foi a revolução amarniana... durou pouco em comparação com toda a história do Antigo Egipto. Poderemos especular, se terá tido alguma influência muitos séculos após, no aparecimento de ideias religiosas monoteístas noutros locais,

Ora fiquem lá com um link sobre o tema

Link para Akhenaton

2 comentários:

  1. Sobre a cativante figura de Akhenaton há muita informação credível e mais abalizada que o texto oferecido pelo link, o qual tem vários erros.

    Conviria sugerir links mais de acordo com um certo nível que se pretende para «Faraó e Companhia» que, para além de nos divertir e entreter, também cumpre um papel de divulgação entre os muitos leitores que certamente irá ter.

    ResponderEliminar
  2. Numa segunda leitura mais atenta deste contributo do nosso sunu Jorge é que detectei alguns aspectos que podem ser melhorados. A verdade é que se passaram alguns dias entre a minha primeira leitura e esta nova visita.

    Entretanto, no intervalo algumas pessoas certamente já viram no blogue esta mensagem, e terão notado a incómoda anomalia de verem no título o nome do faraó incorrectamente escrito, em contraste com a forma correcta de Akhenaton que está logo na primeira linha.

    É preciso ter mais esmero nestes aspectos para que os leitores interessados na temática vejam que, embora o blogue seja obra de entusiastas e «amadores» na matéria, há muito cuidado na sua elaboração.

    Um outro aspecto que mereceria debate é a difícil questão do pretenso «monoteísmo» de Akhenaton e da sua eventual influência noutros locais e noutras formas de pensamento religioso - nada nos garante que tal tenha ocorrido, embora o tema seja aliciante enquanto troca e confronto de ideias.

    Parece que a reforma de Akhenaton impondo o seu deus «único» Aton foi mais um henoteísmo exacerbado do que monoteísmo...

    ResponderEliminar