segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Enigmas sobre a Esfinge de Guisa



Ainda hoje exitem muitas dúvidas no que respeita à origem e a quem terá mandado esculpir a Esfinge de Guisa, que chegou a estar quase toda enterrada pela areia fina do deserto. Até há alguns anos pensou-se que devido ao alinhamento com a pirâmide de Khafré, teria sido este faraó da IV dinastia quem a mandou esculpir. Mais recentemente apareceu a hipótese do seu pai, Khufu, que também terá mandado contruir a primeira e maior pirâmide. Como não foram encontradas provas escritas, a dúvida persiste. Como coriosidade , foi encontrada na base entre as patas dianteiras uma estela do faraó Tutmés IV (estela do sonho), mas isso já era do tempo do Império Novo...

Link para a esfinge de Guisa

2 comentários:

  1. Foto tirada por mim em 2008 numa linda manhã de sol, ou não estivéssemos na terra de Amon-Rá

    ResponderEliminar
  2. As fotos obtidas pelo nosso sunu Jorge Pronto são sempre de grande qualidade, sem mesmo precisar da protecção de Amon-Ré.

    A este planalto de Guiza voltarei em breve na Páscoa de 2011, em mais uma visita de estudo do Instituto Oriental da Faculdade de Letras de Lisboa, desta vez em parceria com o Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arqueologia.

    ResponderEliminar