segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Tocada por vaca divina


Hathor lambendo a mão de Hatchepsut




Foto: TMS

5 comentários:

  1. É uma linda representação. Pena que Hatshepsut tenha sido vitima de vandalismo ainda na XVIII dinastia. Uma faraó mulher, ainda mais, bem sucedida, não deveria, segundo muita gente, ser exemplo para a posteridade. Felizmente, não foram eficazes nas suas pretenções, mas o que é certo, é que muito material e informações preciosas foram definitivamente perdidas...

    ResponderEliminar
  2. Como sempre, os contributos da Teresa para o nosso blogue deleitam-me. Imagem e texto conciliam-se em doce e maética harmonia para a sublime mensagem que se capta deste relevo que está no templo funerário de Hatchepsut em Deir el-Bahari.

    A deusa Hathor, aqui em forma de vaca, exibe no pescoço o colar menat, que tem como remate uma cabeça feminina com orelhas de vaca, símbolo da própria deusa.

    Note-se que na colecção egípcia do Museu Calouste Gulbenkian está um fragmento de um sistro hatórico com uma cabeça parecida.

    Ah, e agora lembrei-me de uma coisa: porque não organizar uma visita de estudo com todos os escribas do blogue «Faraó e Companhia» à colecção egípcia do Museu Calouste Gulbenkian?

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelos comentários. E que excelente ideia, Professor. Por mim, digo PRESENTE.

    ResponderEliminar
  4. Então, por decreto faraónico, a Teresa fica desde já nomeada organizadora da visita de estudo, procurando conciliar entre os escribas do blogue uma data que agrade a todos.

    Por mim ficaria bem um sábado de manhã, que é o horário tradicional das visitas de estudo da Faculdade de Letras.

    ResponderEliminar
  5. PRESENTE, diz este humilde servo, adorador do deus sol, do deus praia, e maético de uma maneira geral =)

    ResponderEliminar