sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Amarna Virtual Museum


Vídeo e demais conteúdos roubados, descaradamente, ao grupo do Facebook,
«Egiptologia em Portugal». A foto, repetida, essa é minha.

4 comentários:

  1. O video é bastante interessante.
    O curto período Amarneano foi totalmente "sui generis" e merece ser bem estudado pois foi uma autêntica revolução cultural em cerca de 3000 anos de História.

    ResponderEliminar
  2. Pois, cara colega Teresa, foi um "roubo" interessante de observar. Tiro o meu chapéu a si por ter colocado aqui esta postagem e oxalá que mais continue a pôr!

    ResponderEliminar
  3. O período amarniano, como bem disse o nosso sunu Jorge Pronto, é realmente sui generis em três milénios de civilização do antigo Egito, tendo produzido obras escultóricas que se encontram sobretudo em Berlim e no Museu Egípcio do Cairo.

    A grande fama vai naturalmente para a bela cabeça da rainha Nefertiti, mas nas ruínas de Amarna apareceram também outras cabeças que parecem ser cópias dos originais, demonstrando a grande predileção pelo verismo naturalista que é típico desse período.

    ResponderEliminar
  4. A ideia deste post não era tanto falar de Amarna ou de Akhenaton e demais família (de quem já postei há cerca de um ano aquando da minha ida ao Museu Egípcio de Berlim), mas tão só do projecto da responsabilidade do Dr. Barry Kemp, que me parece muito interessante, e útil para repor Amarna na agenda da Egiptologia...

    ResponderEliminar