sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Descubram o nome desta divindade!


Estamos habituados a ver documentários da National Geographic sobre todo o tipo de animais. Através de séculos de observação, os antigos egípcios foram os primeiros a entender o comportamento animal e a associá-lo a divindades em particular: temos o hipopótamo, animal do deus Seth, o mais perigoso mamífero herbívoro africano, responsável por virar barcos e arruinar colheitas (daí a associação ao mal); temos o crocodilo, animal do deus Sobek associado à ferocidade e ao perigo nas águas do Nilo; temos o íbis e o babuíno, associados a Tot, deus da lua e da escrita devido à forma do bico de um que parece um crescente lunar e à inteligência e hábitos noturnos do segundo; temos o falcão, cuja capacidade de voar rápido e alto o fez ser associado a Hórus, deus do Sol e da lua.

A figura acima, actualmente presente no Museu de Brooklyn, em Nova Iorque, é o busto de uma divindade associada à força e à violência característica dos leões - particularmente leoas - que em séculos anteriores circundavam nas zonas desérticas acima do Vale do Nilo.

Quem é esta divindade?

5 comentários:

  1. Primeiro pensei que fosse Bastet, mas essa era associada a gatos, certo? E é a Deusa da Fertilidade, supostamente não é violenta. Depois realmente lembrei-me da Sekhmet (Deusa da Guerra, acho eu), que realmente está associada à violência e é representada com corpo de mulher e cabeça de leoa. Será?

    Ana Catarino

    ResponderEliminar
  2. Não vou dizer qual a divindade, para deixar para outros o cone de perfume ou a chibata. No entanto posso acrescentar que esta era uma agressiva deusa cujo nome significava "A Poderosa" e em Mênfis fazia parte de uma tríade com o seu esposo Ptah e seu filho Nefertum. E mais não digo...

    ResponderEliminar
  3. Sim senhor, o nosso sunu já deu pistas importantes para se saber quem é a divindade que até está representada com uma cabeça de pedra na coleção egípcia do Museu da Farmácia, além de ter amuletos nos acervos do Museu Nacional de Arqueologia e no Museu de História Natural da Universidade do Porto.

    E também eu mais não digo...

    ResponderEliminar
  4. Julgo tratar-se da deusa Sekhmet. Acabei de o confirmar no Dicionário do Antigo Egi(p)to.

    ResponderEliminar
  5. Pois o cone de perfume virtual vai para a Ana Catarino que foi a primeira a descobrir o nome da deusa Sekhmet. Parabéns! ;-)

    ResponderEliminar