sábado, 22 de janeiro de 2011

Abu Simbel









..................................................................................................................................

Aqui apresenta-se a imagem do interior do templo de Ramsés II, em Abu Simbel.
Este templo é uma maravilha, e a técnica empregada foi a de escavação do templo dentro da rocha, portanto muito diferente da técnica habitualmente empregada.
Na foto, em primeiro plano, observam-se 8 estátuas de Ramsés II osirificado.
Ao fundo, está a sala da barca e o santuário com 4 deuses, da esquerda para a direita: o deus Ptah (de Mênfis), o deus Amon-Ré (de Tebas), o próprio Ramsés II, divinizado e, por último, o deus Ré-Horakhti (de Heliópolis). Na imagem principal vemos os dois do meio, pelo que apresento uma outra imagem com os 4 deuses juntos.
Uma curiosidade - que tem a ver com a orientação precisa do templo - é que, em 21 de Fevereiro (data de nascimento do faraó?) e em 22 de Outubro (data da sua coroação?), o sol entrava e atravessava todo o templo, iluminando os deuses do santuário.
Após a transladação do templo, em 1964-68, pela UNESCO, uma vez que a cota ficou 60 metros mais elevada, o evento passou para os dias imediatos.

2 comentários:

  1. Quanto aos templos rupestres de Abu Simbel, feitos para Ramsés II (e Ré-Horakhti) e para Nefertari (e Hathor), onde estivemos na Páscoa de 2010, não é fácil saber o que devemos admirar mais: se a proeza dos «engenheiros», arquitectos e mestres de obras de Ramsés II, se a proeza da engenharia moderna ao deslocar os templos para onde estão agora.

    A descrição que o nosso sunu Jorge Pronto faz do espaço é sucinta e elucidativa. E note-se que, embora sendo um templo escavado no interior de uma montanha, o ritmo axial arquitectónico típico das construções templárias manteve-se aqui também.

    ResponderEliminar
  2. Oiii pessoal... Realmente Abu Simbel prima como uma bela obra de engenharia aliada ao culto religioso e do próprio faraó entalhada na rocha maciça formando belas estátuas temos que considerar também que Ramsés II queria se imortalizar e no Egito Antigo ele de fato conseguiu ou pelo menos tentou isso com a construção dessa excelente obra!!!

    ResponderEliminar