domingo, 16 de janeiro de 2011

Os músicos eróticos




Pensei duas vezes antes de colocar este post mas, após ter consultado o Dicionário do Antigo Egipto (Editora Caminho), mais concretamente as páginas 706 e 707, em que este tema é abordado, decidi-me definitivamente a avançar.
O tema surgiu-me através das imagens colhidas no Brooklyn Museum e referem-se a pequenas estatuetas de homens e mulheres em pleno acto sexual, da época Ptolemaica (305 a 30 a.C.), provavelmente, das mais antigas que se conhecem.
Essas estatuetas, para além de terem um carácter erótico, são também satíricas, pelo exagero voluntariamente utilizado.
Não tenho dúvida que esta nota pitoresca alternativa vos vai provocar um belo sorriso…

Anexo o Link com a etiqueta do museu...

1 comentário:

  1. Graças ao perspicaz e diligente trabalho de pesquisa do nosso activo sunu aqui está um conjunto de imagens com parceiros bem dotados que cobrem de ridículo os modestos e enfezados atributos dos Príapos e Pãs greco-romanos.

    Trata-se de atrevidas e divertidas imagens típicas do período ptolemaico - pudera, elas foram feitas para divertir, jogando com a ironia um tanto provocatória. Mas também tinham uma certa carga mágico-profiláctica pois ainda visavam, digamos, espevitar os canditados ao acto sexual.

    Mas a única escultura verdadeiramente ligada à música é a que está em cima em primeiro plano à esquerda, mostrando uma aula de música: o professor parece estar a seguir uma «pauta musical» e à sua frente a aluna, muito concentrada no estudo, vai dedilhando a harpa. Até aqui tudo bem... Só que o comprido banco onde a prendada aluna se senta é nada mais nada menos que o desmesurado e mínico falo do professor.

    Quanto às outras imagens a «música» é outra, evocando assustadores coitos, um deles num leito e o outro com a dama em acrobática pose assediada por figuras juvenis com trança lateral no cabelo e ar sorridente, não exibindo qualquer sinal de esforço físico no transporte daqueles impressionantes e entumescidos pénis.

    Note-se ainda que os códigos cromáticos típicos da pintura egípcia foram aqui mantidos: a dama num tom mais claro e os avantajados jovens com o habitual tom de castanho escuro.

    ResponderEliminar