sábado, 1 de janeiro de 2011

Viagem pelo interior de Abido


5 comentários:

  1. É sempre bom regressar a Abido e rever estas imagens mostrando os relevos pintados do templo de Seti I, que são dos mais belos que a arte egípcia nos legou.

    E note-se como nas várias imagens que o nosso escriba cinéfilo nos proporciona há duas personagens quase sempre presentes: Osíris e Seti I.

    No fundo acabam por ser duas personagens numa só: Osíris e Seti I osirificado. E tudo isto reforçado pela reconfortante presença de Ísis.

    ResponderEliminar
  2. As imagens estão assim-assim; talvez fosse preciso uma steady cam para que todo aquele esplendor multicolorido, em fundo dourado, pudesse ser transmitido como deve ser...

    ResponderEliminar
  3. Com a humildade cristã própria de quem não sabe pergunto ao meu querido amigo e cinéfilo Paulo: o que é uma steady cam ?

    ResponderEliminar
  4. He, he, he, trata-se de uma câmara que é "afixada" ao cameraman por via directa - ver aqui - ou indirecta; a minha preferida ... pois pode ser usada com o operador sentadinho e correndo sobre carris. Seja como for, havia de ser o demiurgo Stanley Kubrick quem lhe daria celebridade, a partir do seu filme «The Shining».

    ResponderEliminar
  5. Chukran pela informação estimado amigo Paulo, com a imagem esclarecedora que enviou - mas trata-se de facto de um conjunto de materiais muito complexos e que me parecem pesados. Jamais imaginaria um companheiro nosso de viagem com tudo aquilo às costas...

    ResponderEliminar