sábado, 3 de dezembro de 2011

Imhotep uma personalidade incontornável


















Foi a segunda personalidade do reino logo a seguir ao próprio faraó, tendo sido o seu principal conselheiro e provavelmente amigo.
Foram-lhe atribuídas importantes funções, das quais se destacam as seguintes:

- Vizir (função equiparada à de um 1º ministro) - o que demonstra a confiança que o faraó depositava nele;

- Sumo sacerdote de Heliópolis: Era o chefe do clero do deus Ré, cujo culto estava em ascensão.

- Escriba. Verificamos que a maioria das suas representações, na estatuária, er

am como escriba, atendendo à sua postura típica e aos apetrechos dessa profissão.

- Arquiteto real. Foi o primeiro arquiteto conhecido da História da Humanidade, sendo responsável pela conceção e execução do complexo funerário do faraó em Sakara onde se inclui a "pirâmide escalonada" também conhecida por "pirâmide de degraus". Isto correspondeu a uma autêntica revolução arquitetónica ao sobrepor seis mastabas com tamanhos progressivamente menores. Essa construção serviria de base a todas as pirâmides construídas a partir dessa altura, tendo sido o primeiro passo que permitiu a evolução destas estruturas líticas.

- Médico. Constando que procedia a curas “milagrosas” e era conhecido por extrair medicamentos das plantas. Infelizmente os seus escritos perderam-se na totalidade e apenas sabemos por relatos indiretos que eles terão realmente existido. A sua fama perdurou por vários milénios até à Época Greco-Romano, tendo sido inclusivamente deíficado durante a Época Baixa, onde se reproduziram aos milhares, pequenas estatuetas de bronze. Foi considerado filho de Ptah e de uma senhora de nome Khereduankh, sendo considerado deus da sapiência, da escrita e da medicina. Ficou associado aos cultos dos deuses Ptah e Tot. Mais tarde, os Gregos identificaram-no com Asclépio, o deus grego da medicina.



Em Sakara foi criado um centro (o Asclépion) onde se faziam peregrinações de doentes que buscavam a cura para as suas maleitas. Era habitual esta gente deixar como oferendas votivas, não só, íbis mumificados mas também pequenos modelos de barro da zona do corpo para a qual necessitavam cura.

3 comentários:

  1. Imhotep é um hino à sabedoria! Deve ter sido um homem deveras invulgar para ser 2 mil anos mais tarde venerado e 4 mil anos depois relembrado!

    ResponderEliminar
  2. A imagem postada pelo nosso sunu em baixo, no final do texto, embora seja uma cópia desajeitada de um original egípcio, mostra Imhotep e atrás, dentro do seu santuário menfita, o deus Ptah, criador do mundo pelo seu verbo divino.

    O desenho um tanto tosco permite, com alguma dificuldade, perceber que Imhotep é apresentado como filho de Ptah e de Khereduankh e junto do deus Ptah a inscrição declara que ele é o de «belo rosto».

    ResponderEliminar
  3. Oi pessoal....De fato há de se concluir que Imhotep teve uma significativa participação no governo do faraó Djoser e na sociedade egípcia de modo geral afinal de contas era um médico qualificado para a época e fez tratados de medicina desenvolvendo ao que parece técnicas cirúrgicas e até mesmo posteriormente na religião egípcia como no caso de sua deificação.Sobre tudo isso é possível pelo menos dizer que sua contribuição foi entusiasticamente entusiástica...Palmas para o Egito Antigo não é?..Hehehehe

    ResponderEliminar