domingo, 5 de dezembro de 2010

Vale dos Nobres IV




Menna (TT69), era o “escriba das terras do senhor das Duas Terras, do Alto e Baixo Egipto”, sendo faraó, Tutmés IV, da XVIII dinastia.
É um túmulo em forma de T invertido, típico desse período, e apresenta imagens esteticamente muito belas, com vários tipos de cenas, das quais podemos destacar, a procissão funerária, e outras que documentam cenas de actividades agrícolas e piscatórias no Nilo.
São cenas de muito interesse e documentam aspectos específicos sobre os procedimentos quotidianos nessas actividades.





Aqui fica um link com mais imagens.

A seguir... tumulo funerártio de Khaemhat

2 comentários:

  1. Aqui está uma contribuição interessante do nosso sunu Jorge, com algumas imagens e pouco texto - penso que seria este um dos modelos para o «Faraó e Companhia». De facto, não vale a pena colocar textos muito desenvolvidos e pesados, mais vale inserir textos curtos e depois remeter para links úteis e correctos, como de resto aqui se faz.

    O arranjo gráfico da mensagem, procurando associar imagens e texto, resulta à primeira vista, mas depois vendo com mais vagar nota-se que a leitura fica um tanto perturbada com o texto deslizando entre as imagens, com o risco da falta de hifenização.

    Há dois aspectos que merecem ser esclarecidos: a falta de iniciais maiúsculas em nomes próprios como Duas Terras e em Alto e Baixo Egipto, e depois a ambígua frase de «Menna e a esposa a serem ofertados» (?) não está clara.

    Mas também não vale a pena a Hermínia correr pressurosa e afogueada para ir buscar a chibata... são deslizes menores que facilmente se emendam.

    ResponderEliminar
  2. Professor, tem toda a razão relativamente ao problema estético da mistura das imagens e do texto, mas esse problema não é fácil de resolver se tivermos mais de 2 imagens para colocar... é que perdemos o controlo dos alinhamentos, porque a programação HTML tem algumas deficiências e isto não funciona como o Word ou o Powerpoint, em que colocamos as imagens e os textos exactamente onde queremos.

    ResponderEliminar