domingo, 5 de dezembro de 2010

A Caminho de Philae...


1 comentário:

  1. A nossa querida amiga Hermínia evoca aqui, com esta ilhota agreste assomando nas águas calmas do Nilo, o rumo para Filae a bordo daqueles incansáveis barcos que nunca param levando e trazendo os turistas.

    Ah, saudades de Filae, de Ísis, e das outras divindades que lá estão presentes: Hórus, Osíris, Bés, Hathor... E frente aos deuses os reis ptolemaicos e os imperadores romanos, por vezes com as suas cartelas vazias de nomes - era a instabilidade e a incerteza daqueles tempos.

    Quando o imperador bizantino Justiniano mandou, em meados do século VI, encerrar o templo de Filae e proibir o culto aos deuses egípcios que obstinadamente ainda lá se fazia, acabou então de vez a civilização egípcia faraónica, agora sim, vencida por uma outra força muito poderosa à qual não pôde resistir: o cristianismo.

    Regressemos amanhã e sempre a Filae, a «pérola do Nilo» salva das águas e renascida na vizinha ilha de Agilkia. E agora lembrei-me: não seria boa ideia publicar imagens do nosso grupo da Páscoa de 2010 deambulando pelos maravilhosos espaços de Filae?

    ResponderEliminar