sábado, 11 de dezembro de 2010

Ancorado em Kom Ombo


Lá estava o SS Sudan, o tal que « [...] was built in 1885, a gift for King Fouad, whose official title was King of All Egypt and Sudan, hence its name. It was subsequently bought by Thomas Cook and became one of the first boats to carry tourists down the eternal river. Agatha Christie came aboard in the 1930s and her famous novel Death on The Nile followed shortly after. The boat features briefly in both versions of the film.

On board La Belle Epoque lives on and the ship’s stately credentials are easy to see: panelled bedrooms, a sweeping oak staircase, a teak sundeck from which to watch the world pass by
. [...] Rooms aren’t huge, but nor are they cramped and most have fine brass beds, country-house rugs, old-style telephones hanging on the wall, beautiful eiderdowns in bubblegum colours...
»

E ali à minha frente desfilaram Peter Ustinov, Mia Farrow, Bette Davis, David Niven ... e até a própria Agatha Christie. Tinham vindo de passeio, desde Assuão e do Hotel Old Cataract. Noite de arromba, aquela.




Foto: PF

4 comentários:

  1. Se não me engano, estava ancorado em Kom-Ombo. Não é assim, amigo Paulo?

    ResponderEliminar
  2. Agora me lembro, Kom-Ombo by night, também tenho uma foto da relíquia, para a troca =)

    ResponderEliminar
  3. Jorge, look at the title;-))
    António, obrigado pela oferta, logo vemos os cromos que faltam...

    ResponderEliminar
  4. Por mim tenho uma vaga ideia da presença do Sudan em Kom Ombo, atarefado como estava com outras actividades... Em todo o caso essa relíquia náutica não deixa de evocar os tempos românticos em que se viajava no Nilo com menos gente e menos barulho de multidões compactas.

    E em revelação apropriada para um apaixonado cinéfilo confirmo que o filme «Morte no Nilo» é um dos meus preferidos - e não apenas pela paisagem e pelos cenários muito familiares, mas pelo enredo urdido pela inconfundível Agatha e o desempenho de Peter Ustinov.

    ResponderEliminar