quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Túmulos dos trabalhadores- I








Inicia-se aqui uma nova série, com os túmulos dos tra-balhadores, que apesar de serem bastante mais pequenos do que aqueles que habitualmente encontramos no Vale dos Reis, das Rainhas ou dos Nobres, apresentam muito valor pela representação de pinturas murais dedicadas a situações quotidianas, com situações banais da vida nos campos, no rio, ou em tarefas em que o proprietário tinha familiaridade.
Geralmente eram trabalhadores da própria necrópole, e tinham conhecimentos suficientes para construir um túmulo para si próprio.



Amenemhat (TT340) é um dos túmulos mais antigos da necrópole de Tebas, e localiza-se em Deir–el-Medina. Embora não se consiga datar com precisão, mas seria do início da XVIII dinastia

Aqui fica o habitual link para um estudo mais extensivo





a seguir túmulo de Sennedjen...

4 comentários:

  1. Nota de SUNU: Amenemhat,é um nome comum no Antigo Egipto, principalmente na região de Tebas, inclusivamente houve vários faraós com esse nome no Império médio (XII dinastia)

    ResponderEliminar
  2. Mais túmulos? He, he, he, a Agência Magno começa a interessar-se pela temática...

    ResponderEliminar
  3. E ainda a procissão vai no adro... Embora só entrem aqui os melhores, eles ainda assim são muitos. Prepara-te, jovem escudeiro Paulo... isto não é da agência Magno, mas é patrocionado pelo hiper Anúbis & Osíris. Lda, cujo lema é... "morra descansado que o Anúbis & Osíris tratam do resto... venha connosco para o Além!" ;-)

    ResponderEliminar
  4. Pois é, para além dos templos aos deuses, o que nos ficou do antigo Egipto foram túmulos, e de diversos géneros: mastabas, pirâmides, túmulos cavados na rocha, perfurando-a em várias direcções...

    A existência de um sólido túmulo era a garantia para a preservação da múmia do defunto e dos bens que o iam acompanhar rumo ao Além, depois de previamente em vida ele se ter preparado com grande convicção para a grande viagem da eternidade.

    Donde se conclui que, para além da alusão do nosso querido escudeiro Paulo às agências funerárias, isto também tem a ver com agências de viagem - só estranho é que a Tui ainda não tenha pensado no assunto, por mim desconheço qualquer programa. E neste caso os candidatos estarão pelo menos livres de uma coisa: da taxa de aeroporto!

    ResponderEliminar