segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Vale dos Nobres V




Khaemhat (TT57), foi escriba real e supervisor dos celeiros do Alto e Baixo Egipto, no tempo de Amen-hotep III.
No seu túmulo podem-se apreciar lindíssimos baixos-relevos, dos quais, alguns, se podem ver nas imagens anexas .


A seguir... Túmulo de Nakht

4 comentários:

  1. Aqui está mais um sucinto e escorreito contributo do nosso sunu Jorge, que remete para um link bem feito, no caso de alguém querer saber mais pormenores sobre o túmulo do funcionário Khaemhat (XVIII dinastia).

    O estilo dos relevos mostra, com uma apreciável qualidade, o gosto da época que privilegia os contornos suaves e arredondados e que prefere as representações dos funcionários em poses juvenilizadas (o modelo era o estilo adoptado para representar o rei Amen-hotep III).

    Eu poderia comentar a gravura em baixo, com as três figuras que têm algo sobre as suas cabeleiras. Mas não sou eu que vou dizer, prefiro que seja um (ou uma) dos escribas do blogue a comentar: o que têm eles sobre as cabeleiras?

    ResponderEliminar
  2. Posso? Professor, posso?
    Cones de perfume.Adivinhei?

    ResponderEliminar
  3. Sim senhor, a Teresa é uma aluna prendada e que estuda com afinco, por isso detectou um aspecto típico que amiúde figura em cenas de banquetes e festas galantes ou de um certo aparato: os cones de perfume sobre as cabeleiras (de homens e mulheres) que vão derretendo e deixando nos espaços festivos inebriantes odores.

    Como estou muito longe (não no Egipto mas em Queluz), «encarrego» o Paulo de felicitar a Teresa com beijinhos de parabéns - já no antigo Egipto o faraó, como não podia estar em todos os templos, delegava no sumo sacerdote a sua representação, eh, eh, eh.

    ResponderEliminar
  4. Como a resposta já foi dada, e de forma irrepreensível, decidi elaborar um post sobre o tema ;-)

    ResponderEliminar