sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Vale dos Nobres I






Para início, escolhi o túmulo de Ramose, TT55.

E quem foi Ramose?

Ele foi vizir na XVIII dinastia, no tempo de Amenhotep III e de Amenhotep IV, nos primeiros anos do seu reinado, e terá morrido pouco antes de se ter dado a revolução em que o faraó afasta o poderoso clero de Amon, e muda o seu próprio nome para Akhenaton,(o esplendor de Aton) . Este túmulo foi construído portanto num período ainda de transição, e tem forma de T invertido, comum nesta época.
Apesar de não ter ficado totalmente concluído, esta tumba possui excelentes e lindíssimos baixos-relevos. Mas nunca chegou a ser utilizado.
Nas fotos destacam-se : o enterro de Ramose (em cima à esquerda); Ramose e a esposa (em cima à direita); um grupo de carpideiras (abaixo à direita)
Junto 2 links com belas imagens e a descrição mais pormenorizada:
Próximo post: Sennefer TT96 perfeito de Tebas

1 comentário:

  1. O túmulo de Ramose (ou Ramés) é de facto um dos mais bonitos do chamado «Vale dos Nobres», em Lucsor Ocidental, é o TT55 - a sigla TT sintetiza a designação inglesa «Theban tomb», que até dá para o português «túmulo tebano».

    Um dos mais belos relevos do túmulo é aquele que mostra o alto funcionário Ramose e a sua esposa, ambos esculpidos nas formas suaves e delicadas da aristocracia da XVIII dinastia, um tempo de fruição aprazível da vida terrestre enquanto não chegava a outra, a ditosa vida eterna.

    E note-se que na imagem do lindo casal egípcio, que o nosso sunu Jorge em cima publica, não é fácil distinguir o homem da mulher - é a vitória da expressiva feminilidade da época, que impõe a curvilínea suavidade do traço e do relevo num mundo maético de bem-estar e de gozo pleno dos sentidos na doçura de viver.

    Na visita de estudo da Páscoa de 2010 não estivemos neste túmulo, mas pode ser que na Páscoa de 2011 o possamos visitar - e faltam apenas quatro meses!

    ResponderEliminar