Esta é a "Estela de Intef", conforme consta na etiqueta do Metropolitan Museum of Art, que era um servidor real, e comandante de uma fortaleza na cidade de Heracleópolis, no tempo do faraó Mentuhotep II (XI dinastia), o reunificador do Alto e Baixo Egipto e fundador do Império Médio, também mencionado nesta estela.
O Nosso Professor, Luís Araújo, explica no seu comentário, que Intef é um nome comum, e que não tem nada a ver com o faraó com o mesmo nome, ( Intef III), que foi o pai do faraó Mentuhotep II.
Em Azeitão, bonita zona onde costumo ir com uma certa regularidade visitar familiares (sobretudo no Verão), existe uma loja de ferragens que tem escrito na montra «Cavaco Silva» - e não se trata certamente do nosso presidente, é um homónimo lá do sítio!
ResponderEliminarOra acontece que no antigo Egipto o nome de Intef (ou Antef) era muito comum sobretudo no Império Médio e tempos vizinhos, e o facto de existirem várias estelas (como a que vemos em cima) e outros objectos evocando personagens com o nome de Antef não significa que sejam os reis da XI dinastia com este nome (ver Dicionário do Antigo Egipto, pp. 77-78).
A estela acima postada pelo nosso sunu tem a ver com um servidor real chamado Antef, que era comandante de uma fortaleza em Heracleópolis no tempo do rei Mentuhotep II, o reunificador do Egipto. A própria legenda do Museu que acompanha a estela refere esta situação. Não se trata pois na circunstância do rei Antef III mas de um homónimo.
É assim que nós vamos aprendendo... já diz o velho ditado "nem tudo o que luz é oiro..."... Vou corrigir o texto para não lançar confusão à cyberaudiência. Mais uma vez obrigado, Professor
ResponderEliminar