quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Estela de Intef


Esta é a "Estela de Intef", conforme consta na etiqueta do Metropolitan Museum of Art, que era um servidor real, e comandante de uma fortaleza na cidade de Heracleópolis, no tempo do faraó Mentuhotep II (XI dinastia), o reunificador do Alto e Baixo Egipto e fundador do Império Médio, também mencionado nesta estela.



O Nosso Professor, Luís Araújo, explica no seu comentário, que Intef é um nome comum, e que não tem nada a ver com o faraó com o mesmo nome, ( Intef III), que foi o pai do faraó Mentuhotep II.

2 comentários:

  1. Em Azeitão, bonita zona onde costumo ir com uma certa regularidade visitar familiares (sobretudo no Verão), existe uma loja de ferragens que tem escrito na montra «Cavaco Silva» - e não se trata certamente do nosso presidente, é um homónimo lá do sítio!

    Ora acontece que no antigo Egipto o nome de Intef (ou Antef) era muito comum sobretudo no Império Médio e tempos vizinhos, e o facto de existirem várias estelas (como a que vemos em cima) e outros objectos evocando personagens com o nome de Antef não significa que sejam os reis da XI dinastia com este nome (ver Dicionário do Antigo Egipto, pp. 77-78).

    A estela acima postada pelo nosso sunu tem a ver com um servidor real chamado Antef, que era comandante de uma fortaleza em Heracleópolis no tempo do rei Mentuhotep II, o reunificador do Egipto. A própria legenda do Museu que acompanha a estela refere esta situação. Não se trata pois na circunstância do rei Antef III mas de um homónimo.

    ResponderEliminar
  2. É assim que nós vamos aprendendo... já diz o velho ditado "nem tudo o que luz é oiro..."... Vou corrigir o texto para não lançar confusão à cyberaudiência. Mais uma vez obrigado, Professor

    ResponderEliminar