quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Coffin for an ibis



Trago aqui um bonito exemplo de múmia animal, no presente caso de um íbis, do período ptolemaico, acompanhado da respectiva etiqueta do Museu de Brooklyn.
Tot, o deus da sabedoria e patrono dos escribas deste nosso blog, deverá apreciar esta imagem...

2 comentários:

  1. Este contributo do nosso empenhado sunu Jorge, mostrando um belo sarcófago ibiforme dourado do Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque, fez-me lembrar a nossa mais modesta colecção egípcia do Museu Nacional de Arqueologia.

    De facto a nossa colecção tem duas múmias de íbis, uma das quais na pose que se vê acima, mas já sem o sarcófago que certamente teve em tempos. Essa múmia foi radiografada no âmbito do Lisbon Mummy Project, que antes de avançar para as múmias humanas radiografou as múmias animais do Museu Nacional de Arqueologia.

    Essa múmia encontra-se nas reservas da colecção egípcia, mas em exposição está uma cabeça de íbis de bronze que provavelmente fazia parte de um sarcófago do género que podemos ver na imagem postada acima. Vê-la-emos na visita de estudo ao acervo do Museu Nacional de Arqueologia no final do curso de Escrita Hieroglífica (que começa já no dia 4 de Janeiro).

    ResponderEliminar
  2. Neste caso em particular, a peça está no Museu de Brooklyn, um dos que visitámos, e que possui uma importante área referente ao Antigo Egipto.

    ResponderEliminar