Não havendo certeza, algumas evidências apontam para que tenha servido o faraó Tutmés IV, da XVIII dinastia.
No seu túmulo encontram-se representadas muitas actividades quotidianas, tais como as relacionadas com a agricultura, pesca e caça, apresentando imagens esteticamente muito bonitas, das quais ficam aqui alguns exemplos.
O facto de serem apresentadas em pormenor as tarefas do dia-a-dia, permite a compreensão das técnicas e utensílios utilizados nessa época.
De facto estes túmulos, que se encontram no "Vale dos Nobres", sendo este um excelente exemplo, apresentam um tipo de informação muito diferente daquela que é transmitida pelos túmulos que se encontram no Vale dos Reis e Vale das Rainhas.
................................................................................................
Cuidado, cuidado, cuidado! Antes de se publicar qualquer coisa, seja num blogue ou noutras circunstâncias, é preciso ler com muita atenção e em seguida reler, e depois voltar a ler. Não esqueçamos que há outras pessoas (dezenas, centenas?) que vão ler os nossos textos!
ResponderEliminarNão é o túmulo de «Mahkt» (?!) como foi postado pelo nosso sunu (cuja versão em egípcio se inclui no poste), mas sim de Nakht, que era astrónomo (com inicial minúscula), e cujo túmulo fica no «Vale dos Nobres» e não no «Vale dos Reis» como consta no título!!!
Numa escola do antigo Egipto diria o professor dos escribas, já desalentado e com vontade de mudar de profissão tornando-se barbeiro: «Bom, se isto não vai lá com chibatadas, será que resulta à paulada?...»
Tem toda a razão, Professor, e a série que até se chamava Vale dos Nobres... (I a VI)... acho que foi por causa da múmia do Paulo (ou melhor, que ele apresentou aqui no blog) que me dessincronizou os neurónios... Já está corrigido!
ResponderEliminarO nosso sunu Jorge não fez as emendas correctamente, e voltou a não acertar com o nome do proprietário do túmulo! É Nakht e não Nahkt... Convém não esquecer a presença do dígrafo gutural kh, que de resto é típico nos nomes egípcios.
ResponderEliminarTambém não emendou o título de astrónomo, que tem inicial minúscula, dado que não é um nome próprio, é um nome comum.