quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Vale dos Nobres- VI




Nahkt (TT52) era escriba com o título de Astrónomo de Amon, no templo de Karnak .


Não havendo certeza, algumas evidências apontam para que tenha servido o faraó Tutmés IV, da XVIII dinastia.

No seu túmulo encontram-se representadas muitas actividades quotidianas, tais como as relacionadas com a agricultura, pesca e caça, apresentando imagens esteticamente muito bonitas, das quais ficam aqui alguns exemplos.



O facto de serem apresentadas em pormenor as tarefas do dia-a-dia, permite a compreensão das técnicas e utensílios utilizados nessa época.



De facto estes túmulos, que se encontram no "Vale dos Nobres", sendo este um excelente exemplo, apresentam um tipo de informação muito diferente daquela que é transmitida pelos túmulos que se encontram no Vale dos Reis e Vale das Rainhas.



Junto 2 links com informação adicional .



................................................................................................


3 comentários:

  1. Cuidado, cuidado, cuidado! Antes de se publicar qualquer coisa, seja num blogue ou noutras circunstâncias, é preciso ler com muita atenção e em seguida reler, e depois voltar a ler. Não esqueçamos que há outras pessoas (dezenas, centenas?) que vão ler os nossos textos!

    Não é o túmulo de «Mahkt» (?!) como foi postado pelo nosso sunu (cuja versão em egípcio se inclui no poste), mas sim de Nakht, que era astrónomo (com inicial minúscula), e cujo túmulo fica no «Vale dos Nobres» e não no «Vale dos Reis» como consta no título!!!

    Numa escola do antigo Egipto diria o professor dos escribas, já desalentado e com vontade de mudar de profissão tornando-se barbeiro: «Bom, se isto não vai lá com chibatadas, será que resulta à paulada?...»

    ResponderEliminar
  2. Tem toda a razão, Professor, e a série que até se chamava Vale dos Nobres... (I a VI)... acho que foi por causa da múmia do Paulo (ou melhor, que ele apresentou aqui no blog) que me dessincronizou os neurónios... Já está corrigido!

    ResponderEliminar
  3. O nosso sunu Jorge não fez as emendas correctamente, e voltou a não acertar com o nome do proprietário do túmulo! É Nakht e não Nahkt... Convém não esquecer a presença do dígrafo gutural kh, que de resto é típico nos nomes egípcios.

    Também não emendou o título de astrónomo, que tem inicial minúscula, dado que não é um nome próprio, é um nome comum.

    ResponderEliminar