quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Akhenaton - algumas imagens








Akhenaton (Amen-hotep IV), foi um faraó muito polémico pelas suas idéias religiosas que vão ao arrepio dos antecedentes históricos. O clero de Amon, que dominava até então, foi praticamente banido de todo o seu poder, e substituído pelo clero do deus único Aton.




Também as imagens com que ele é representado, aparenta claramente um ser de características femininas ou de tipo hermafrodita, podendo-se especular, se padecia de alguma doença genética, como a sindrome de Klinefelter ou a sindrome de Marfan. Estas dúvidas só poderiam ser desvanecidas se aparecesse a sua múmia, para um estudo científico exaustivo.




O facto da sua esposa Nefertiti, também ser representada frequentemente com traços semelhantes, poderá fazer pensar que Akhenaton pretendia que a representação da família real deveria ser exactamente dessa maneira.




Esta arte amarniana como foi chamada , é muito característica e contrasta vivamente, tanto com a anterior, como com a posterior a esta época

1 comentário:

  1. O sucinto e claro texto do nosso sunu abre o apetite para outras leituras sobre esse controverso faraó que foi Akhenaton.

    E uma dessas leituras está quase a chegar: é um artigo do mestre Paulo Carreira intitulado «Akhenaton; realidade e representações», que sairá na revista Cadmo 20.

    ResponderEliminar