sábado, 4 de dezembro de 2010

Arte Egípcia - II




Dois escribas

Uma só época: Império Antigo

Dois museus em dois locais distintos:
Cairo e Louvre

Ambas as estátuas prendem-nos com os seus olhares. Vítreos e quase humanos, quase reais. É impossível ficarmos indiferentes ao observarmos ambos os escribas.









http://www.fascinioegito.sh06.com/escribas.htm



2 comentários:

  1. Oh, não! Depois de nos ter presenteado com as belas imagens das estátuas de Rahotep e Nefert, a nossa querida amiga Hermínia oferece-nos mais duas estátuas, desta vez de dois escribas, só que com um presente envenenado: diz que uma delas é do Império Novo, mas não - são ambas do Império Antigo!

    Estão ambos sentados no chão sobre uma esteira, prontos a escrever sobre o papiro estendido no saiote, e apesar de terem um estilo diferente (e até há outras modalidades), a época é a mesma, o Império Antigo, sendo datadas de inícios da V dinastia (cerca de 2450 a. C.).

    A primeira, que está no Museu Egípcio do Cairo, exibe uma peruca e representa aparentemente um escriba mais jovem, a segunda está no Museu do Louvre e mostra um homem mais experiente, que exibe com orgulho as suas adiposidades, próprias de quem não faz esforço físico mas sim esforço intelectual.

    Regra geral, os escribas representados no Império Novo não olham em frente como estes que aqui estão, que nos parecem fitar à espera que ditemos o texto. Nessa época, mil anos depois, os escribas olham quase sempre para baixo, numa sugestão de pose de meditação e de introspecção.

    Com este erro da Hermímia agora é a vez do nosso sunu Jorge agarrar na chibata e...

    ResponderEliminar
  2. Ai...! Ui...! Chega de chibatadas, sunu! Ai... Ui...
    Para de me chibatar (?)meu sunu: eu peço desculpa ao meu Professor e vou alterar o meu post. Ai... Ui...

    ResponderEliminar