domingo, 5 de dezembro de 2010

Arte Egípcia - III


Os gansos de Meidum

Meidum fica a cerca de 8o Km ao sul de Mênfis, na margem ocidental do Nilo entre o lago Moeris e o oásis Fayum.

Foi encontrado um vasto frisos de gansos num túmulo do Império Antigo, no tempo do faraó Seneferu - fundador da IV Dinastia.

O friso foi descoberto por Auguste Mariette (1871) e consta que decorava um corredor que levava até à câmara mortuária de Itet (mulher de Nefermaet).

Nefermaet era o nome de um dos filhos de Seneferu, o qual mandou erguer uma pirâmide em Meidum. Actualmente esta pirâmide encontra-se parcialmente destruída.

2 comentários:

  1. Que a minha querida amiga Hermínia me desculpe por estar sempre a chamar a atenção para pequenos pormenores - mas são pormenores que me parecem importantes, para mim e julgo que para os leitores do «Faraó e Companhia». E esta mensagem, com imagem e texto, merece alguns esclarecimentos.

    Na verdade a Hermínia recorda o quão bonito é o friso que mostra numa pintura mural um grupo de gansos encontrados na mastaba de Nefermaet, em Meidum (onde nós não estivemos na nossa visita), e que agora estão no Museu Egípcio do Cairo (e aqui sim, estivemos).

    Primeiro a localização de Meidum, que no texto não está muito clara. Seria melhor dizer que esse local histórico fica situado entre o rio Nilo e o lago Faium (também chamado lago Karum e que antigamente era o lago Moeris, além de outras designações). O oásis de Faium é formado pelo próprio lago e as férteis terras que o envolvem.

    Depois vemos que a legenda inserida não está debaixo dos próprios gansos, que é a primeira, mas debaixo da imagem abaixo, que reproduz um dos muitos papiros que se vendem em lojas do Egipto, sobretudo no Cairo.

    De resto, e sem ser ornitólogo, noto que as aves que estão no papiro reproduzido nem são gansos, mas sim patos em voo, que correspondem ao hieróglifo bilítero com o som «pa». Penso pois que a imagem inferior poderia ser dispensada, aumentando-se a de cima.

    Fora isto, tudo bem... Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Ai... Ui... chibatada!!! Já estou quase em coma... eh eh eh (tal como o nosso amigo Paulo).

    Pois para mim... confesso achei o papiro tão lindo que me pareceu ficar bem! Até eu trouxe um papiro tal e qual este!
    Mas obrigada, Professor. Por vezes quando uma ave tem duas asas... são quase iguais...

    ResponderEliminar