segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Arte Egípcia - IV

Carpideiras

Pintura mural sobre estuque
As carpideiras faziam parte de todos os enterros no Egipto. Enterro que se prezasse, deveria ter as suas carpideiras. Mas havia um lado muito belo e sensível: elas choravam o morto e tentavam acordá-lo do "sono" da morte com os gritos que emitiam.
Cabelos soltos; braços erguidos (simbolizando o luto e o desespero); lágrimas rolando pelo rosto...
Estas mulheres fazem parte de um cortejo fúnebre que decora uma das paredes do túmulo de Ramose - vizir do reinado de Amen-hotep III

1 comentário:

  1. A Hermínia está perdoada! Remiu com este belo contributo as suas faltas do anterior poste sobre o templo de Ísis em Filae, que na aflição me iam fazendo perder os poucos cabelos sacerdotais que ainda me restam.

    A mensagem em boa hora aqui inserida tem uma imagem bem conhecida com as carpideiras de Ramose, sendo um hino fúnebre à dor convulsa e desgrenhada de quem chora a partida de alguém desta vida para a outra.

    E o contributo da Hermínia tem um outro mérito que urge sublinhar: a ausência de erros de português, o que torna mais agradável a sua leitura.

    Convém não esquecer que o nosso blogue e os nossos postes são lidos certamente por outras pessoas, e entre elas estarão alunos - e mais pessoas e mais alunos virão no futuro ler os nossos textos.

    ResponderEliminar