segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

À boleia do último post



Chegada a Philae

2 comentários:

  1. Muito obrigado Teresa por este momento de saudade no percurso de barco que nos levou à ilha de Filae (Agilkia). Como o ruído nada poético do barco perturbava a emotiva evocação vi o filmezinho de novo sem som - e dei por mim a comentar sozinho mas em voz alta o que estava vendo, como se os amigos viajantes estivessem aqui.

    Deitada preguiçosamente na minha secretária (como abusivamente costuma fazer) a minha gatinha Tut olhava-me com alguma perplexidade, indiferente à beleza do templo de Ísis, e provavelmente comentando: «Este deve ter enlouquecido no Egipto»...

    Mas a verdade é que este breve poste animado da Teresa vem, em certa medida, ajudar a responder à questão que coloquei no anterior poste da Hermínia - sim, o que faz ali aquela porta «fora do sítio» no pilone de Filae?

    ResponderEliminar
  2. Este templo de Pilae, dedicado à deusa Ísis, é lindíssimo, até por estar numa ilha.
    Essa ilha, não é a original, pois a UNESCO, transladou o templo para uma ilha semelhante com uma cota suficiente para não ficar inundada pelas águas agora mais altas da albufeira da barragem de Assuão. Tivemos o previlégio de ir de dia e depois à noite para o espectáculo nocturno de luz e música.

    ResponderEliminar