segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Deambulando por Philae


Férias da Páscoa 2010
Faculdade de Letras de Lisboa

6 comentários:

  1. Muito obrigado Hermínia por esta possibilidade de recordar um belo momento da nossa visita, com a esplanada de Filae rodeada por colunas. Os capitéis de algumas delas nunca chegaram a ser acabados, conforme na altura foi dito e mostrado - aliás, aumentando a imagem, como eu fiz, observam-se os capitéis incompletos.

    Em frente vê-se o primeiro pilone com as suas duas torres ladeando a porta sobre a qual está o disco solar alado. Mas... mas... na torre à nossa esquerda está uma porta, o que não é habitual.

    E agora será que posso perguntar? Posso? Então aqui deixo o desafio às escribas e aos escribas do blogue: por que razão foi rasgada insolitamente essa porta na torre?

    ResponderEliminar
  2. Eu arriscava, dizendo que se trata de um mammisi,composto por um pronaos e três câmaras construído por Ptolomeu VIII e decorado por Nero Dionísio e Tibério. Este era o lugar de adoração de Ísis e com decorações alusivas ao nascimento, infância e educação de Hathor.

    ResponderEliminar
  3. A resposta do nosso amigo Jorge Mateus é pouco egípcia, embora se perceba a ideia: de facto, tal era a importância do mammisi onde a deusa dava à luz (neste caso Ísis gerando Hórus), que quando foi erigido o primeiro pilone tiveram de colocar lá aquela porta porque o mammisi já existia antes.

    A resposta da Hermínia é mais expressiva, mas, oh, deuses!... aquela do «Nero Dionísio» deixou-me num estado de exaltação. Dei um grito de espanto que até a minha gata fugiu de cima da secretária onde ronronava tranquilamente!

    Não é essa estranha forma onomástica que a Hermínia usou, essa evoca Nero! Trata-se de um rei da dinastia ptolemaica chamado Neos Dionisos, que era o epíteto de Ptolemeu XII. O imperador romano Nero (que não era Dionísio, era Maluco) não tem obras no local e nada tem a ver com o mammisi de Filae.

    Distinto e esforçado sunu Jorge, já sabe...

    ResponderEliminar
  4. Ó Professor... humildemente aceito a minha ignorância no palco público e as chibatadas... Junto-me às carpideiras e aproveito para chorar a minha dor. Já nem sei se consigo jantar dia 9, tantas serão as lágrimas correndo pelo meu rosto!

    ResponderEliminar
  5. A minha querida Amiga Hermínia vai de facto ao jantar do dia 9 num estado de choro convulsivo - é que eu ainda não disse tudo, reparei agora que há outra anomalia de peso!

    No seu comentário disse a Hermínia que a decoração mural do mammisi alude ao nascimento, infância e educação de Hathor - não, não, não é Hathor, é Hórus, que era o filho de Ísis.

    ResponderEliminar