segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

E o que não seria o Neues Museum ...


Ao tempo de Lepsius, cada salão do "seu" museu tinha paredes e tectos, traves e arcos pintados com motivos alusivos à temática de cada exposição, sendo que os dedicados ao Antigo Egipto eram autênticas viagens virtuais ao vale do Nilo. E assim foi até serem bombardeados. Mas ainda restam alguns vestígios em alguns tectos, frisos e paredes ...


Imagens: TMS

2 comentários:

  1. Como o nosso escriba Paulo levou consigo até à fria Berlim a sua exímia Leni Riefenstahl para filmagens no Neues Museum, podemos agora ter uma ideia da decoração do espaço antes das lamentáveis destruições da guerra (já antes a Luftwaffe tinha feito o mesmo em Londres).

    As fugazes imagens, que revelam o gosto em voga na egiptologia museológica do século XIX, acabam por ser um aliciante incitamento para uma prevista viagem a Berlim em agenda. É um projecto que tenho de há vários anos para uma próxima Páscoa, mas o grande museu ao ar livre que é o próprio Egipto acaba por todos os anos monopolizar as atenções.

    Mas lá virá o dia...

    ResponderEliminar
  2. Leni Riefenstahl,n. em 1902, dançarina, actriz, realizadora, produtora, amiga do sr. Adolfo e finalmente fotógrafa, ganha um importante prémio internacional pelas 126 fotos que tirou ao povo de Kau, na região de Nuba, Sudão.

    ResponderEliminar