quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Início da civilização




É pelo início que gosto de começar...
Estamos ainda no período pré-dinástico (Nagada II), no finalzinho da Pré-história, ainda o Alto e Baixo Egipto estavam separados...
Do Museu de Brooklyn, coloco aqui esta bela imagem, que, para mim, atendendo à posição dos seus braços, representa uma bailarina, no entanto exitem outras hipóteses...
Aqui fica a informação do museu...

1 comentário:

  1. Esta é uma das primeiras imagens a ser mostrada na cadeira de Arte Pré-Clássica na Faculdade quando se trata da arte egípcia, nomeadamente os seus primórdios pré-históricos. Serve para mostrar uma certa propensão egípcia para desde muito cedo representar os corpos femininos de uma forma elegante, embora aqui ainda bastante sumária.

    Não se sabe exactamente o que a figurinha representa, com os membros inferiores unidos e os membros superiores e cabeça apenas esboçados, mas ela contrasta com as coevas figuras femininas de outras zonas do Próximo Oriente com as suas formas rotundas e esteatopígicas (às quais, paradoxalmente, se chama «Vénus»), exaltando talvez a terra-mãe e a fertilidade da mulher.

    Em todo o caso poderá haver também aqui nesta figurinha egípcia, mesmo sem as pesadas formas da esteatopigia, uma alusão à mulher como geradora de vida, com a enfatização dada aos seios e às generosas ancas indiciadoras de maternidade, entre outras hipóteses que têm sido sugeridas.

    ResponderEliminar