sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O lazer no Antigo Egipto...


A sociedade egípcia também usufruia dos prazeres da música e da dança com toda a elegância ...

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Este grupo de jovens tocadoras de música, que se exibem numa festa galante tocando harpa, alaúde e flauta dupla, testemunham os gostos um tanto desinibidos do Império Novo, sobretudo na XVIII dinastia, tempo de lazer e de fruição da vida (pelo menos para alguns).

    As requintadas cabeleiras das meninas, de onde se soltam tranças, e que estão rematadas por cones de perfume e flores de lótus, os belos colares e os vestidos com alguma transparência, indiciam a ambiência festiva do banquete, onde os convivas não seriam certamente insensíveis a tais pormenores erotizantes.

    Neste clima de folguedo e bem-estar a tocadora de alaúde, ao meio, exibe o seu corpo ágil desnudado e bem torneado, mas, como é habitual neste tipo de representações, ela não está totalmente despida: tem uma cabeleira, um colar e um cinto provavelmente com cauris sonoros que vai agitando no compasso musical.

    Restam-nos deste tempo delicioso estas imagens tumulares onde tais momentos se eternizariam nas paredes, mas algo se perdeu para sempre: os sons dos instrumentos musicais e o canto melódico, e ainda os odores inebriantes dos perfumes que impregnavam as cabeleiras e os corpos dos felizes convivas da festa.

    ResponderEliminar