sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Orgulhosamente só


Neues Museum Berlin, um museu em derredor de Nefertiti.

5 comentários:

  1. Que saudades das postagens da Teresa! Aqui está ela regressada da Germânia trazendo uma imagem do célebre busto de Nefertiti que já vi centenas de vezes - mas nunca deste ângulo, de baixo para cima, reforçando a beleza depurada da bela esposa de Akhenaton. E certamente que Nefertiti está muito bem exposta, conservada e dignamente tratada em Berlim.

    Vê-se que a Teresa não levou para Berlim apenas a estatueta do benfazejo Bés, deve ter levado também Tot e a sua sensatez e bom gosto. E sensatez era algo que o presidente da Organização das Antiguidades Egípcias deveria ter: na verdade a imposição do controverso Zahi Hawass para que a Alemanha devolva o busto de Nefertiti não faz sentido neste momento. Se o fizesse, essa famosa obra de arte universal iria juntar-se às maravilhas mal tratadas que se amontoam no caótico, sujo e desordenado Museu Egípcio do Cairo.

    ResponderEliminar
  2. Bela Imagem não há dúvidas. Parabéns Teresa.

    ResponderEliminar
  3. Embaixadora da beleza, intemporal. Parabéns pela imagem, o angulo é de facto fabuloso, dá-lhe aquela altivez serena.

    ResponderEliminar
  4. Ainda vou a tempo de dizer que o nome de Nefertiti significa «A Bela Chegou». Mas a rainha tinha um outro nome que era Neferneferuaton, o qual se pode traduzir por «Bela é a Beleza de Aton» ou, mais provavelmente, «Aton é Belíssimo».

    Aton foi a divindade intensamente cultuada por Nefertiti e por seu esposo o rei Akhenaton, que quiseram impor como um «deus único», embora não se possa falar propriamente de um monoteísmo; há quem lhe chame um henoteísmo exacerbado, isto é, o culto empenhado de um deus sem pôr em causa a existência dos outros (tirando o caso de Amon e poucos mais).

    Mas se Aton não se pode considerar um «deus único» (todos os outros deuses eram «únicos» para os seus fiéis), a coroa usada por Neferneferuaton Nefertiti sobre a sua cabeça de cabelo rapado é de facto única - nenhuma outra rainha do Egipto usou uma coroa daquele tipo, cuja origem e cuja motivação iconográfica se desconhece.

    ResponderEliminar
  5. Glups, glups... obrigada pelos elogios à fotografia, mas não é minha, é nossa, i.e, é da net...porque actualmente ist verboten fotografar o busto.

    ResponderEliminar