segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Sema-Taui




O Sema-Taui, representa a união das duas terras que constitui o Egipto, em que os deuses do Nilo atam as duas plantas que representam o alto e baixo Egipto, lotus e papiro, respectivamente, a uma traqueia que se liga na base a um par de pulmões.
Aqui ficam algumas imagens em resposta à charada lançada pelo Professor (e esperando pela metade do cone em falta... ;-)


5 comentários:

  1. Hermínia, depois da sua brilhante contribuição com as carpideiras de Ramose peço-lhe que agora agarre na chibata - é que tem trabalho, embora leve, são só duas chibatadas.

    Então não é que o nosso sunu Jorge, depois de ter visto num poste anterior a forma correcta de escrever «sema-taui» usou aqui a forma inglesa? Porquê e para quê? Convinha antes de postar fazer uma leitura final e confrontar com o Dicionário do Antigo Egipto.

    E a falta do acento gráfico em lótus é incomodativa, além de que Alto e Baixo Egipto têm inicial maiúscula porque são substantivos próprios (de resto o nosso sunu até já os tinha emendado num poste anterior!!!).

    Quanto às imagens elas são elucidativas: a da esquerda faz parte do espólio funerário de Tutankhamon, mostrando um sema-taui de alabastro com a iconografia já conhecida e comentada; a da direita mostra um sema-taui rematado em cima por uma cartela com o nome Senuseret (alude a Senuseret I da XII dinastia), ladeado por dois deuses.

    Quem é que diz os nomes deles e o que é que eles estão a fazer?

    ResponderEliminar
  2. Horús e Set, seguram as plantas heráldicas do Egipto...mais uma vez, o lotús do Sul, e o papiro do Norte,em torno do sema-taui.

    ResponderEliminar
  3. Pois já está corrigido... mas eu não vi através do blog, mas sim dum livro de texto, aqui de casa "La Enciclopedia del Antiguo Egipto (Helen Strudwick)na página 50

    ResponderEliminar
  4. Sim senhor, são mesmo Hórus e Set. Bom, o único cone de perfume que tinha para distribuir já o dei, e assim como hei-de eu recompensar esta arguta e acertada resposta da Teresa?

    Aguardo que o Paulo, num espírito generoso e cristão (olá, onde é que eu já li isto?...) de Natal, me sugira uma prendinha para a Teresa que bem merece, pos tem estudado com afinco.

    ResponderEliminar
  5. Atenção, mais uma vez peço para que os substantivos próprios que constam no texto postado tenham a inicial maiúscula como é regra: é o caso de Duas Terras, e ainda Alto e Baixo Egipto.

    Em compensação sema-taui tem inicial minúscula, é um nome comum. Vamos lá a emendar - há certamente entre os leitores do nosso blogue alguns alunos que pretendem aprender connosco.

    ResponderEliminar