terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Tié


Mãe de Akhenaton




Foto: TMS (Neues Museum)

2 comentários:

  1. A visita da Teresa ao magnífico Museu de Berlim (Neues Museum) foi rendosa em termos de captação de imagens. Aqui está mais uma, desta vez mostrando uma imagem da rainha Tié, esposa do grande rei Amen-hotep III, e pai do famoso Akhenaton (que antes era Amen-hotep IV).

    Tié (que terá vivido entre c. 1380-1340 a. C.) era oriunda de uma família importante de Akhmim (Médio Egipto) e foi uma senhora de forte personalidade, influenciando o seu marido e depois o seu filho, desconhecendo-se no entanto em que grau ela terá inspirado Akhenaton na reforma religiosa que então ocorreu.

    São várias as imagens da rainha que chegaram até nós, desde o grande colosso exposto na sala central do Museu Egípcio do Cairo, onde ela está ao lado do rei (e com o mesmo tamanho!), até às pequenas imagens de madeira revestida onde Tié surge representada como Hathor - é o caso desta cabeça de Berlim, onde se notam os símbolos hatóricos da cornamenta liriforme rodeando o disco solar e as duas altas plumas.

    Uma prova da grande importância política de Tié, que trocou cartas com reis estrangeiros, é o facto de ter sido erigida para ela um templo em Sedeinga, na Núbia, onde era objecto de culto, o que pela primeira vez ocorreu em relação a uma rainha egípcia.

    E no entanto esta notável rainha veio da província, Amen-hotep III não escolheu a sua esposa entre as damas da aristocracia tebana, parecendo assim tratar-se de uma escolha por amor. A verdade é que Tié não estava inicialmente preparada para as funções que veio a desempenhar - mas preparou-se com afinco e com empenho e revelou-se depois uma apaixonada esposa, uma Hathor viva e uma digna rainha do Egipto.

    ResponderEliminar
  2. Como complemento ao texto anterior aqui deixo, para os interessados, alguma bibliografia onde podem ser colhidas informações mais desenvolvidas sobre a rainha Tié:

    Christiane Desroches-Noblecourt, La Femme au Temps des Pharaons, Paris: Éditions Stock/Laurence Pernoud, 1986.

    Gay Robins, Women in Ancient Egypt, Londres: British Museum Press, 1993.

    ResponderEliminar