quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Túmulos dos trabalhadores- IV



Pashedu (TT3)- Possuía o título de artesão do Senhor das Duas Terras no Lugar da Verdade (necrópole real), durante os reinados de Seti I e Ramsés II (XIX dinastia). Encontra-se localizado nas imediações de Deir el-Medina.



2 comentários:

  1. Belas imagens, sabemos que a excelência da produção estava associada ao acto, não menos extraordinário, de garantir a vida eterna, mas isto era feito por homens, logo uns seriam excelentes artífices, e outros seriam "apenas bons". Isto para dizer que quem tinha "olho clínico" para os escolher, se calhar ficava mais bem servido.

    ResponderEliminar
  2. O túmulo de Pachedu tem as pinturas murais em razoável estado de conservação, e por elas se pode ver que o defunto exibe o título de «servidor no Lugar de Verdade» (sedjem-ach em Set-Maet). De facto os artesãos de Deir el-Medina eram servidores, isto é, trabalhadores da necrópole, e à letra a expressão egípcia de sedjem-ach pode ser traduzida por «o que escuta o apelo».

    Desta vez o nosso sunu postador não remete para um link que possa fornecer informação mais detalhada sobre a tumba, mas pelas imagens presentes se pode ver o defunto sorvendo a água da vida, ou navegando numa barca com a sua esposa que se chama Nedjemet e tem o título de dona de casa (nebet-per). Na do canto inferior direito podem ver-se dois filhos e duas filhas.

    Outras pinturas do túmulo de Pachedu mostram várias divindades, e na gravura inferior detectam-se Tot, Hathor, Ré-Horakhti e Neit, todos exibindo signos da vida (ankh). São bem reconhecíveis pela sua típica iconografia e pelos textos hieroglíficos que à frente deles os identificam.

    ResponderEliminar