domingo, 5 de dezembro de 2010

Vale dos Nobres III









..............................
Rekhmiré (TT100) foi um vizir de Tutmés III e Amenhotep II, da XVIII dinastia
No seu túmulo funerário, é apresentada informação muito completa sobre a sua vida e as suas funções, estando descrito, inclusive, os decretos com as funções do vizir Rekhmiré, de maneira que constitui uma referência no que respeita a questões políticas e sociais do Império Novo.







.............. Link c/ a função de vizir

Link sobre o túmulo de Rekhmiré

A seguir... Túmulo de Menna

3 comentários:

  1. Em minha opinião este contributo do nosso sunu poderá ser uma inspiração para postagens do género: poucas imagens, algum texto alusivo, remetendo depois para leituras mais desenvolvidas... e quem quiser vai lá. Não vale a pena inserir textos muito compridos.

    Não convém, no entanto, esquecer o acento gráfico em «ré». De facto, muitos nomes do antigo Egipto, a começar pelo prenome (quarto nome da titulatura) dos reis, evocam o deus Ré, forma onomástica que é acentuada. Por isso deveria ser Rekhmiré, nome do grande vizir de Amen-hotep II e de Tutmés IV.

    Por outro lado, será de evitar a redundância da locução «tumba funerária», dado que se trata de um túmulo, por isso vê-se logo que...

    Quem esteve na visita de estudo do Instituto Oriental na Páscoa deste ano lembrar-se-á certamente que estivemos neste túmulo de Rekhmiré. Desta vez eu até entrei lá por três vezes, conduzindo e «perorando» para três pequenos grupos.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado mais uma vez, Professor, pelos seus comentários.
    Afinal, Ré será sempre Ré... e aos poucos vamos corrigindo estes pequenos erros, e com o seu apoio, vamos sempre aprendendo mais...

    ResponderEliminar
  3. Meu caríssimo Amigo sunu, aqui estou de novo com aquela proverbial paciência sacerdotal: pode deixar no seu texto a palavra «tumba», ou então «túmulo» - o meu conselho era para tirar a palavra «funerário», que é uma redundância aqui.

    ResponderEliminar